7 ferramentas de marketing importantes para pequenos negócios

7 ferramentas de marketing importantes para pequenos negócios

5 de dez. de 2022

Não há como negar que as ferramentas de marketing atendem a algumas funções muito importantes para as empresas. Elas ajudam a tornar a rotina do profissional completa, repleta de funcionalidades, muito mais eficiente, assertiva e lucrativa. São essenciais para que a corporação tenha força competitiva no mercado.

Por isso, construímos esse post com dicas de 7 ferramentas importantes para o seu negócio. Para usufruir de todos esses benefícios, continue a leitura e conheça os conceitos a seguir.

A importância de utilizar ferramentas de marketing

Boas ferramentas de marketing agregam muito à rotina dos profissionais que lidam diariamente com a construção de estratégias para o mercado digital. Não importa o porte da empresa, trabalhar com softwares que automatizam tarefas e melhoram os resultados é sempre essencial.

Por causa disso, a aplicação de ferramentas de marketing permite que as rotinas se acelerem na empresa, que um maior volume de dados seja extraído e armazenado, bem como uma organização maior do planejamento estratégico e de ações de campanha.

As ferramentas diminuem problemas causados por falhas humanas e aceleram os resultados – principalmente os digitais. Para aproveitar essas vantagens, continue a leitura e entenda exemplos 7 ferramentas de marketing para sua empresaVamos te apresentar as 7 principais ferramentas de marketing para uma empresa. Confira a seguir:

Plano de marketing

Muitos empreendedores investem em um alto orçamento para o marketing, mas de nada vai valer o dinheiro se não houver um excelente planejamento do caminho a ser percorrido pela empresa. Você deve contar uma equipe para detalhar o plano, identificando oportunidades, ameaças, metas da empresa e outros detalhes. Esse documento será um guia.

CRM (Customer Relationship Management)

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) é uma abordagem que coloca o cliente como foco dos processos do negócio, para então atendê-los de forma satisfatória.

Os softwares CRM facilitam a gestão de clientes e a análise de informações sobre eles. Esses dados devem ser utilizados para estimular vendas, facilitar a comunicação, a criação de promoções e mais.

Análise SWOT

A análise SWOT é um estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das estratégias de marketing da empresa. Essa ferramenta é extremamente importante e eficiente para que a empresa entenda qual caminho deve percorrer no mercado.

Benchmarking

Benchmarking é a análise estratégica das melhores práticas usadas por outras empresas, ou seja, pelos seus concorrentes. Benchmarking vem do termo “benchmark”, que significa “referência”, e, por ser uma ferramenta de análise e pesquisa, é também uma ferramenta de gestão que serve para que você otimize seus processos e aumente o lucro.

Segmentação de mercado

A segmentação de mercado, como o próprio nome sugere, consiste em dividir o mercado em segmentos de consumidores. Assim, você será capaz de entender melhor o seu público e otimizar a sua estratégia de marketing voltada para um tipo de cliente específico.

Promoções

As promoções são uma grande solução para aumentar as suas vendas e chamar a atenção dos clientes para o seu negócio. Elas criam oportunidades de lucro e de fidelização dos consumidores, por isso, são uma das ferramentas mais tradicionais do marketing.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas extremamente fortes para os empreendedores. São capazes de alcançar um grande público por um valor muito abaixo do que cobra a mídia offline. Além disso, permitem criar conexão com os clientes, encantando, fidelizando e sustentando um relacionamento entre público e marca.

Gostou dessas ferramentas? Também indicamos as que vão te ajudar a ter um excelente controle financeiro! Conheça algumas e evite prejuízos.

Ferramentas específicas para o Marketing Digital

Agora vamos te direcionar para algumas ferramentas específicas que você deve usar na otimização das suas estratégias de Marketing Digital:

Google Analytics

O Google Analytics é a maior ferramenta de analytics do mercado, principalmente porque é disponibilizada pelo Google, o maior buscador e aquele que mais queremos agregar no objetivo de lançar o nosso site para o topo das buscas.

A ferramenta te entrega o que você precisa para entender os seus clientes, e se integra a redes sociais, sites, blogs e outras ferramentas do seu marketing, permitindo um monitoramento completo. O Google Analytics é indispensável para a sua estratégia.

Canva

As imagens são destaque no Marketing Digital – elas chamam a atenção do cliente, atraem o público, apresentam melhor o seu produto, conferem credibilidade para a sua marca, tornam a comunicação mais eficiente e memorável… São várias as vantagens. Por isso, na criação de uma boa identidade visual, recomendamos o Canvas.

Trello

Para que o seu Plano de Marketing esteja disponível para toda a equipe, o ideal é usar uma ferramenta de organização: o Trello. Nele, é possível coordenar tarefas, designar responsáveis, prazos, anexar documentos e muito mais… Com tudo bem registrado. É essencial para a organização de equipes que trabalham digitalmente.

As ferramentas de marketing são essenciais para o crescimento de pequenas empresas. No mercado atual, uma corporação que não conta com essa grande ajuda está dois passos atrás.

A AD&M Consultoria está disponível para te auxiliar na aplicação das ferramentas de marketing através dos nossos profissionais qualificados. Vamos te ajudar a otimizar processos, ter um maior controle das etapas e implementar melhorias. Entre em contato conosco!