Os principais erros ao precificar produtos e serviços

Os principais erros ao precificar produtos e serviços

7 de nov. de 2022

A precificação irá determinar a maior parte do dinheiro que entra em uma empresa. É uma enorme responsabilidade definir esse número, certo?

Saber precificar é tarefa essencial para um empreendedor, mas também um verdadeiro desafio. Não é uma decisão que pode ser feita de forma simples, sem muito estudo e pesquisa de mercado, pois se o preço for determinado de forma incorreta, pode prejudicar de forma determinante a saúde da empresa.

Se você quer evitar dificuldades, está no lugar certo. Para te ajudar nessa importante tarefa, nós vamos oferecer um guia dos erros a evitar na precificação.

A importância de precificar corretamente

Você já deve imaginar o quão importante é precificar corretamente… Trata-se de determinar o valor que os seus produtos serão vendidos de forma estratégica, assegurando que a empresa poderá crescer no mercado.

De fato, o preço dos seus produtos irá determinar se a sua empresa irá ou não permanecer vendendo, dado que um bom valor gera competitividade, atratividade e lucro para a corporação. Já um preço errado é um grande risco para o negócio, podendo acabar com a lucratividade ou fazer com que o produto seja totalmente rejeitado pelo público-alvo. É claro, o preço pode e deve ser ajustado no intuito de maximizar as vendas e adaptar a realidade da empresa ao mercado que muda o tempo todo.

É necessário ter cautela ao precificar, não considerando apenas os fatores básicos como o custo de produção, ou até os preços que os concorrentes fazem. A precificação deve ser feita a partir do estudo do conjunto de fatores. Confira abaixo os erros a não cometer.

5 erros cometidos na hora de precificar seu produto ou serviço

Confira aqui alguns dos erros mais comuns na hora de precificar um produto ou serviço:

Precificar sem pensar no preço de custo

Não ceda às tentações de oferecer o preço mais barato do mercado caso isso não seja o mais favorável economicamente. Tenha atenção ao preço de custo, os impostos e demais encargos, ou os prejuízos gerados serão imensos, e o negócio pode ir à falência. 

Precificar focando exclusivamente no preço da concorrência

Embora você precise averiguar a concorrência, não deve se basear apenas no preço deles. A situação da sua empresa pode ser inteiramente diferente da de outras corporações, e você deve analisar as circunstâncias específicas do seu negócio que levam ao preço final.

Aumentar o preço com o foco exclusivo em lucrar mais

Não é aconselhável aumentar os preços do produto de forma excessiva, já que ele não será mais atrativo para o seu público. Se o cliente perceber que o valor está acima do mercado sem que a marca represente o que procura, ele irá optar pelo concorrente. 

Não atualizar os preços

O mercado muda, e os seus preços devem mudar junto. A inflação, crises econômicas, alterações nos preços dos insumos, reajustes salariais, alterações nos impostos… Tudo isso e muito mais irá afetar a sua precificação final.

Não considerar o valor do que você está oferecendo

Há um valor agregado no seu produto ou serviço que você deve considerar. Deve-se à conexão que o cliente tem com a marca, a reputação que ela tem no mercado… Esse cenário é facilmente analisado ao ver preços altíssimos de marcas como a Gucci e a Dior, por exemplo.

Que solução você deve tomar?

É claro, não iríamos te deixar apenas sabendo dessas falhas sem pistas para solucioná-las. Vamos agora as nossas dicas de soluções para esses possíveis erros: 

Entender o seu público-alvo

Só um excelente estudo sobre o seu público será capaz de dizer o quanto ele está disposto a pagar pelo produto que você vende e pela sua marca.

Conhecer o seu capital de giro e o quanto precisa vender para chegar ao lucro

É essencial ter um excelente estudo financeiro sobre a sua própria empresa para não arriscar preços baixos demais que irão representar prejuízo.

Confira aqui dicas de ferramentas gratuitas para gestão financeira!

Preparar uma estratégia com promoções, ofertas, brindes de acordo com as necessidades e desejos do seu cliente

Para aumentar a conexão com a sua marca, é importante manter um plano de fidelização do cliente, ou seja, criar propostas de valor. 

Avaliar as despesas variáveis e fixas do seu negócio

O processo de precificação deve, no mínimo, cobrir as despesas fixas e variáveis do seu negócio. Você sabe como montar um planejamento financeiro? Nós te ajudamos!

Utilizar um sistema de gestão de preços de produto

E, claro, a tecnologia é a sua maior aliada. O seu sistema de gestão de preços pode ser feito por meio de um software, por exemplo. É importante otimizar e automatizar o processo para evitar erros nos cálculos. Se quer saber um passo a passo detalhado para precificar, confira o nosso artigo sobre o tema.

É importante contar com profissionais qualificados nessa etapa, já que ela irá determinar todo o lucro da empresa. Não corra riscos, conte com uma equipe que irá te auxiliar na gestão correta da sua marca, gerando resultados de fato benéficos à ela. A AD&M Consultoria estará com você nessa jornada. Fale com a nossa equipe especializada!