23 de mar. de 2022
“Quando é preciso fazer uma Pesquisa de Mercado?”
Se você tem esse questionamento, está no artigo certo.
Qualquer gestor que está buscando o caminho para o sucesso da sua empresa, com certeza deve saber que a Pesquisa de Mercado faz parte dessa trilha. A ferramenta que analisa o mercado para que o gestor entenda a realidade do setor, entrega informações essenciais para garantir ótimos resultados.
Para começar, vamos te ajudar a entender os sinais de que a sua empresa de fato está precisando dessa pesquisa para já. Veja a seguir!
O que é pesquisa de mercado?
A Pesquisa de Mercado é uma metodologia usada para entender como está o cenário do mercado, em prol de permitir que a empresa que faz a análise saiba quais ações deve tomar para se manter forte no setor. Os dados obtidos são muito importantes para que as estratégias construídas sejam seguras e assertivas.
A pesquisa pode ser feita também a partir do benchmarking (análise das ações dos concorrentes), pesquisa sobre a economia, o setor, mudanças no comportamento dos clientes e outros temas. Quanto mais o gestor conhecer o mercado, maior será a sua confiança para lidar com ameaças e oportunidades.
Essa ferramenta auxilia no entendimento de tudo: os riscos, as crises, e até mesmo informações que, se não observadas previamente, podem representar uma real dificuldade para a marca. A forma mais eficiente de criar um planejamento adequado é contar com a Pesquisa de Mercado.
Se você é dono de um pequeno negócio, nós temos dicas ideais para a sua empresa! Confira aqui como fazer o melhor planejamento estratégico para pequenos negócios.
Quais são os tipos de pesquisa de mercado?
Por base, a Pesquisa de Mercado tem dois tipos:
Pesquisa primária:
É realizada pela própria empresa, uma pesquisa de campo que se baseia na coleta dos dados e posterior análise. A metodologia atende aos objetivos do negócio, podendo ser feita por entrevistas, questionários, experimentos e outras formas.
Pesquisa secundária:
A pesquisa é feita por terceiros (equipe, profissional ou empresa especializada). Depois, há a síntese dessas informações coletadas por fontes terceiras. É bastante confiável, pois é guiada por uma equipe capacitada para essa pesquisa.Além desses tipos básicos, o objetivo da pesquisa também diz muito sobre qual será o método:
Benchmarking (análise dos concorrentes)
Hábitos de consumo (mapear os hábitos dos clientes)
Diagnóstico (entendimento da raiz de um problema)
Exploratória (para conhecimento de um fenômeno)
Descritiva (análise de comportamentos ou tendências, interessante para o time de vendas)
Testes de campanha (pesquisas pré e pós-campanha)
Satisfação dos colaboradores (pesquisa com a equipe)
Causal (relação causa e efeito)
E mais.
Em outras palavras, tudo vai depender do objetivo e da forma de coletar essas informações importantes que auxiliam a empresa a tomar decisões mais acertadas.
Entenda os sinais de que você precisa fazer uma pesquisa de mercado na sua empresa
Veja a seguir os sinais que você precisa observar:
Você tem dificuldade de conhecer o seu público
É muito importante conhecer os clientes da empresa a partir dos dados de consumo e outras análises. Essas informações devem ser sempre atualizadas, já que mudanças estão sempre ocorrendo, principalmente após a pandemia. Com esses dados, você vai alinhar as suas estratégias, planejamentos, objetivos, canais de comunicação e todas as etapas da venda de acordo com a expectativa dos seus consumidores.
Não conhecer o consumidor é um grande sinal de alerta, já que não há como ter uma empresa de sucesso sem estudar os hábitos e características do público, pois são eles que vão determinar como a sua empresa se comporta diante do que o cliente quer.
As vendas diminuíram
Esse é um dos principais fatores notados pelo gestor antes de começar uma Pesquisa de Mercado, provavelmente porque é o mais gritante. A diminuição das vendas é um alerta de que algo pode estar muito errado com os métodos da empresa, e fazer uma pesquisa nessa situação é urgente.
O reconhecimento da marca diminuiu
Você sabe como anda a imagem e força da sua marca no mercado? Somente uma forte divulgação e uma campanha assertiva podem garantir uma boa prospecção da marca, então comece fazendo uma Pesquisa de Mercado para entender o que pode estar errado.
Os concorrentes estão crescendo e criando produtos inovadores
É sempre importante observar a concorrência e, em caso de algum alerta, partir para uma pesquisa mais aprofundada. Alguns indícios são o crescimento da força dos concorrentes, novos produtos competindo, novas tecnologias, ou qualquer ameaça à sua empresa vinda de outras marcas.
Você não identifica oportunidade com antecedência
Perder oportunidades no mercado pode afetar muito o crescimento da sua empresa. Por isso, é essencial utilizar a Pesquisa de Mercado para te ajudar a perceber essas oportunidades com antecedência e se preparar. Essas informações preciosas podem levar o seu negócio ao sucesso.
Faz muito tempo que você realizou uma pesquisa de mercado
Mesmo as marcas com forte presença no mercado precisam manter a Pesquisa de Mercado bem atualizada para não que nenhuma ação equivocada seja cometida e a empresa esteja preparada contra ameaças. A pesquisa te dará informações para lidar com cenários diversos e até assustadores, como as crises na economia.
A Pesquisa de Mercado deve ser feita semestralmente! Contar com esses dados é a chave para sanar as falhas, melhorar o seu produto e alavancar o seu negócio.
A pesquisa te dará as informações que você precisa para empreender com sucesso.
Obter esses dados da forma correta e saber como usá-los na sua estratégia é essencial, então conte com todo o suporte necessário vindo de uma equipe especializada. A AD&M está com você nesse processo! Fale conosco.